Poço Artesiano e Semiartesiano

Perfuração de poços é umas das formas mais eficaz de se conseguir água potável quando não se tem acesso direto a sistemas fluviais ou água encanada. Todavia, você sabe a diferença entre os diferentes tipos de poços e como realizar a extração da água?

Em nosso dia a dia na loja é muito comum que as pessoas se confundam sobre os tipos de poços e quais equipamentos usar: compressor artesiano, bomba “sapo”, bomba cilíndrica e etc.

Leia esse artigo até o final que nós garantimos que você não terá mais dúvida!

Comparação: poço caipira x poço artesiano (e semiartesiano)

Poço Caipira

Também chamado de cisterna ou poço raso, é aquele poço cavado manualmente, geralmente com mais de 1m de largura e a profundidas de até 20m.

Estes poços alcançam a primeira camada de água subterrânea disponível, esta região é chamada de aquífero livre pois a água, apesar de acumulada, tem mobilidade dentro do solo devido a porosidade das camadas.

Até 5m de profundidade:
Nesta faixa é comum utilizar bombas centrífugas ou periféricas, porém a bomba precisa ser instalada próxima a boca do poço para garantir que a água será bombeada

Acima de 5m de profundidade:
Existem diversas bombas que podem ser usadas nesta faixa, dependendo da profundida, volume de água que se quer bombear e distância que a água será jogada, as mais comuns:
– bomba vibratória (sapo)
– bomba injetora


Poço Artesiano

Poços artesiano atingem camadas mais profundas da terra, a água advém de aquíferos confinados abaixo da camada de calcário, que atua como uma manta impermeável e não permite que a água fuja.
Desta forma, quando a camada de calcário é perfurado, devido a pressão exercida pela própria água à montante (que está num nível mais alto), a água tende a subir naturalmente, já que está submetida a pressão positiva.

É aí que entra a diferença entre poço artesiano e semiartesiano:

Nível da água a montante define se o poço será artesiano ou semiartesiano.

Poço Artesiano

Nos poços artesianos, a pressão da água é tão grande que ela consegue chegar até a boca do poço sem necessidade de sistema de bombeamento, por ficar jorrando água também são chamados de poços jorrantes.

Os poços artesianos demandam apenas da estrutura física que canalize a água para um ponto de uso, dispensando o uso de qualquer mecanismo de bombeamento. Mas vale lembrar que eventualmente estes poços podem perder pressão e necessitar de um sistema de bombeamento, é possível também que venham a secar, bem como que poços secos voltem a jorrar água.

Poço Semiartesiano

O poço semiartesiano é também um poço artesiano, porém neste poço a água não teve pressão suficiente para chegar até a boca do poço, precisando de sistemas de bombeamento auxiliar.

Existe três formas mais utilizadas de bombeamento em poços semiartesiano:

  • Compressor artesiano
    Estas bombas são cilíndricas e tem diâmetro calibrado para entrar na tubulação do poço.
    Por exemplo: uma bomba modelo 4″ tem o tamanho perfeito para poder ser instalada em um poço com tubulação de 4″
  • Bomba injetora
    A bomba injetora é uma bomba centrífuga com um sistema de realimentação, ou seja, ela usa a própria água bombeada para empurrar a água que é bombeada. O poço precisa ter o tamanho mínimo necessário para passar a válvula injetora.
  • Bomba submersível multiestágio
    Estas bombas são cilíndricas e tem diâmetro calibrado para entrar na tubulação do poço.
    Por exemplo: uma bomba modelo 4″ tem o tamanho perfeito para poder ser instalada em um poço com tubulação de 4″

Futuramente faremos um artigo explicando como fazer a instalação de cada um desses sistemas.

Todavia, cada poço precisa ser avaliado individualmente para garantir que a melhor opção de bombeamento será selecionada e poder aproveitar o máximo do seu sistema.
Se você não tem certeza de qual escolher, entre em contato com nossa equipe técnica que poderemos lhe auxiliar: tecnico@kimotor.com.br

Fique ligado em nosso blog para mais dicas!

Dúvidas, sugestões ou elogios? Nos envie seu e-mail para:
qualidade@kimotor.com.br

Atenciosamente
Equipe Kimotor Eletromecânica

Artigos relacionados